[GTER] Range de IPs e link dedicado

rafael.santos at pop.com.br rafael.santos at pop.com.br
Wed Apr 16 12:19:33 -03 2008

Prezados,

Sempre tive ótimas experiências com
a GVT, utilizando desde o serviço de
telefonia fixa, ADSL,
até um link corporativo de 1M, entretanto estamos
enfrentando
um sério problema e gostaria da opinião/auxílio
dos
senhores.

Solicitei dia 24/03 o aumento do nosso range
de IP's (originalmente
um /29) para um /28. Somente ontem (15/04 - 3
semanas depois), após
incontáveis telefonemas e e-mails
obtive retorno de que o formulário de
solicitação estava preenchido incorretamente(!), pois
constava que eu
possuía servidores WWW e a equipe de
engenharia não havia localizado
nenhum.

Segue
abaixo (com endereços e nome das aplicações
devidamente alterados)
a utilização do nosso range
atual:

200.175.203.aaa: Rede (Inutilizável)

200.175.203.bbb: Roteador da GVT (Inutilizável)

200.175.203.ccc:
    http://200.175.203.ccc/aplicacao01

http://200.175.203.ccc/aplicacao02

http://200.175.203.ccc/aplicacao03
    Dentre outras
aplicações...

200.172.203.ddd:
    FTP

200.175.203.eee:
    Proxy
    Servidor de monitoramento
http://200.175.203.eee/nagios2
    Roteador interno, firewall e
traffic shapping

200.175.203.fff:

http://suporte.empresa.com.br
    http://extranet.empresa.com.br
    http://200.175.203.fff/outraaplicacao01

http://200.175.203.fff/outraaplicacao02
    Dentre outras
aplicações...

200.175.203.ggg:

http://cliente.empresa.com.br
    http://equipe.empresa.com.br
    Endereço também utilizado para DNAT ao nosso servidor
de TS

200.175.203.hhh
    Broadcast
(Inutilizável)

Enviei estas mesmas
informações à GVT mas estou bastante preocupado
pois não posso esperar mais três semanas somente para obter
um retorno
de que o questionário novamente não foi
aceito.

Nossa empresa é sediada em Porto Alegre/RS, em
uma área nobre e com rede
de várias operadoras passando
praticamente ao lado da mesma (quase
esquina com Carlos Gomes, para
situar quem conhece PoA), entretanto não
possuímos
visada para link a rádio.

Pagamos hoje em torno de
R$900,00 pelo link e gostaria de sugestões de
outras
operadoras com serviços similares e a opinião dos senhores
para
saber se vale a pena adquirir um ASN e solicitar um range de
IP's
próprio.

Peço desculpas pelo tamanho
da mensagem mas procurei ser o mais claro
possível sobre as
nossas necessidades.

Atenciosamente,

Rafael