[GTER]OffTopic: Dúvida registro de domínio.

Breno BF breno at lagosnet.com.br
Fri Apr 11 12:44:07 -03 2008

----- Original Message -----
From: "Frederico A C Neves" <fneves at registro.br>
To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes"
<gter at eng.registro.br>
Sent: Thursday, April 10, 2008 7:12 PM
Subject: Re: [GTER]OffTopic: Dúvida registro de domínio.

>Breno,

>Qual a sua proposta para melhorar o processo ?

Fred,

    Uma boa solução *IMHO*, seria primeiramente prioridade ao antigo
dono. E em seguida uma seleção com base na base de dados de "clientes"
do Registro BR. Algo como: Cliente (leia ID) mais antigo e sem
"dívidas" tem prioridade. Coisas do gênero, e depois sim o
"diferencial". Digo isto porque do jeito que tá fica meio difícil.
    Imagina o seguinte, o fulano por um problema, seja qual for (por
exemplo uma falha no envio de e-mails de cobrança, visto que a maioria
das pessoas que têm domínios, se esquecem sempre de paga-lo), teu seu
(ex)domínio x.com.br em processo de liberação. Durante o processo de
liberação o ex-dono, sem diferencial tenta resgata-lo, porém uma outra
ID, recém criada, que tem a razão social "Soluções X" se candidata em
obter posse de x.com.br, e assim sendo o consegue.
    Tendo isto em mente, pense no prejuízo que o antigo dono terá, uma
vez que todo seu marketing até hoje (supondo 10 anos de empresa, 5 com
site) foi feito em cima do domínio x.com.br.
    E pode ter certeza, a maioria dos clientes do RegistroBR esquecem
de pagar a taxa, já que esta é anual. Na maioria das vezes só se
lembram quando tem seu domínio "congelado" (leia bloqueado).
    Esse é meu ponto de vista. Pode ser a princípio muito restrito,
porém é baseado em experiências que já tive com diversos clientes.

Um abraço,
Breno.