[GTER] OFF-TOPIC - Se Google não colaborar, CPI pode fechar 0*r*k*u*t, diz senador

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Thu Apr 10 15:13:10 -03 2008

Edison,

A questão é de proporcionalidade. Você não impede uma comunidade de
dezenas de milhões de pessoas de se reunir porque no meio desses
milhões de pessoas algumas fazem coisas terríveis. Se isso fosse
razoável, acho que também devia ser considerado aceitável implementar
toque de recolher por causa dos crimes.

Claro que o Google deve cooperar. Todos devemos, mas eu às vezes tenho
a impressão de que o que eles pedem é uma solução mágica, e jogam a
culpa em quem não é capaz de oferecer essa solução.

Só para você ter uma idéia, eu fui condenado, em primeira instância, a
fornecer nome, telefone e endereço de diversos usuários de um fórum.
Óbvio que eu não tenho, mas os IPs e horários sempre estiveram à
disposição (eles estão nas capturas de tela que foram juntadas à
inicial). Eles podiam ter obtido essas informações das operadoras e
provedores, mas eles simplesmente acharam que nós estávamos fazendo
corpo mole. Agora faz vários anos, e as teles provavelmente nem tem
mais. Se fossem anunciar na imprensa, provavelmente teriam vendido uma
história parecida com a do Google, que a gente não colabora, etc.

E ainda, não sei se é uma boa oferecer poderes absolutos de obter
informação para a polícia, sem supervisão. Investigações precisam ser
controladas e supervisionadas, senão acontecem absurdos.

André