[GTER] OFF-TOPIC - Se Google não colaborar, CPI pode fechar Orkut diz senador

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Wed Apr 9 14:40:27 -03 2008

Ola

--- "Klaus Schneider" <klaus at simtelecom.net.br> escreveu:
> Meus cinco centavos:
>
> A questão é legal, não técnica.
>
> Bloquear acesso a dados oriundas de outros países não é ilegal, mas
> fornecer dados armazenados em servidores hospedados dentro dos EUA sem
> autorização do poder judiciário deles, infringe as leis norte-americanas.

Eu acho que o Patriotic Act de Bush jr pós 11 de setembro acabou
com essa suposta garantia de privacidade

Li algumas reportagens sobre o caso da China e o governo de lá
pediu ao MSN, Yahoo e outros portais dados sobre chineses e,
pasmém, foram atendidos. E o Google aceitou, contra as leis
americanas e liberdade de imprensa, censurar conteúdo acessivel
a partir da China.

> O problema não é o Google, e sim os nossos deputados, que: ou não
> entendem nada de leis- muito menos de TI - (e deveriam, pois são
> eles que às redigem e votam) ou fazem isso apenas por uma questão
> política (para mostrar que estão trabalhando e nas eleições ganham
> votos) pois nenhuma CPI deu em resultado algum.

Concordo com você quanto a qualidade de nossos deputados mas se
pesquiser "google" no site do consultor juridico do estadao ira
verificar inumeras acoes judiciais feitas direitinho, diversas
promessas da google de cooperacao, mas nenhum resultado pratico

acredito que eles perderiam menos tempo (a google, no caso),
fornecendo os IPs e deixando a justica brasileira se virar com
as teles para identificar os infratores

Como provedor eu jamais me neguei a identificar usuarios em processos
judiciais, fiscais ou inqueritos policiais. Inclusive no nosso contrato
com os assinantes deixamos claro que respondemos esse tipo de
indagacao de pronto, desde que efetuada pela autoridade competente.
Isso me toma menos tempo que infindaveis recursos judiciais (ainda
mais em pais estrangeiro) para proteger o anonimato de internautas
na investigacao de supostos crimes que por ventura tenham cometido.

Veja bem, nao sou contra a privacidade, mas anonimato nao pode ser
confundido com privacidade. No momento que se coloca num forum
publico milhares de mensagens de cunho racista ou pedofilo, ja se
deixou de ser privado a bastante tempo e nao se pode confiar no
anonimato para cometer crimes reais.

> O meu voto é pelas duas opções, eles não entendem absolutamente
> NADA de LEIS muito menos de TI e querem ganhar VOTOS!

hehehehehe

e vai ficar pior. o projeto do Azeredo é uma pá de cal nas garantias
individuais. mas tudo isso só ocorre porque os "provedores de massa"
não se importam em seguir as leis, apenas com o financeiro (assinaturas
ou audiência em seus portais)

!3runo