[GTER] Problemas com Upload (link full Telefonica)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Apr 4 17:40:18 -03 2008

Heinrich Harrer wrote:
> Fiquei por algumas horas monitorando e meu Download ficou entre 15 e 17Mbit
> (meu link é de 15), mas meu Upload não passou de 6Mbit!

Pudera.  Vamos lembrar um pouco sobre protocolos: o que acontece com um
fluxo TCP se os ACKs não puderem passar pelo caminho inverso?

Se quer testar isso SEM QoS, você *vai ter que conseguir produzir um
*único* fluxo bidirecional TCP com 15Mbps para cada lado, e usar stacks
TCP que prestem (e mandam os ACKs em piggy back no tráfego para a outra
direção, aceitam Delayed ACK, etc).  Linux 2.6.x serve bem para isso.

Ou, faça o mais fácil, instale um QoS mínimo que dá prioridade maior a
pequenos pacotes TCP com flag ACK, e tamanho pequeno (por exemplo, <=
200 bytes).

> O suporte da Telefônica até que tá me atendendo, mas dizem que não tem nada
> errado, que o SDH tá bem configurado e que esperam apenas meu sinal verde p/
> fechar o chamado. (fechar como sem resolver nada?)

Não sei ainda se resolveram teu problema de banda, mas...

> Forçando 100/full no Cisco fica como 100/full no link, em half (nos meus
> testes) até meu Download fica ruim (não passa de 5Mbit), não tem colisão na
> interface com a FE e pelo menos no Cisco (o que dá p/ monitorar na porta)
> está tudo bem.

...eles consertaram a configuração da porta FE do SDH.  Se ela está
forçada para 100FD, e seu cisco fala em 100FD com ela *sem dar erros de
frame*, então está *tudo OK* nessa parte do problema.

> Ou seja, nada estranho, nada de colisão... Com half isso (acima) fica uma
> %$#@.

Para mim isso é prova que está forçado a 100FD no SDH, e que se você
forçar para 100FD no seu ativo está funcionado OK.  Eu diria que não há
mais nada de errado nessa parte do seu problema, e se o chamado for
sobre ISSO (e não sobre banda de rede), ele deveria ser fechado, sim.

Documente no seu cartão de configurações do SDH que a porta FE deve ser
utilizada em modo 100FD sem auto-negociação, para ninguém cair na
armadilha de ligar aquilo em uma porta auto-negociação mais para frente,
e pronto.

> Enfim, nem sei se isso causa o problema ou não. O que sei é que não consigo
> usar o Up a 15 e parece que o link (só no Up) é "sujo".

Como eu disse, isso tá com cara de ser o problema esperado de TCP sem
banda suficiente para os ACKs de retorno.

Não estou afirmando que não há problema no enlace, mas estou afirmando
que não dá para obter 15Mbps nas duas direções do jeito que você fez o
teste se não houver um QoS mínimo no enlace para garantir espaço para os
ACKs (e você precisa desse QoS nas DUAS direções, porque no lado da
Telefônica *se muito* vai ter um "fair-queue" padrãozão da Cisco).

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464