[GTER] Problemas com Upload (link full Telefonica)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Apr 4 10:40:04 -03 2008

Henrique de Moraes Holschuh wrote:
> Quando instalaram, o mesmo estava mal configurado (porta FE em
> 100-half), foi um pouco difícil de convencê-los a consertar, porque a
> equipe de configuração do SDH é cabeça dura e fica insistindo que sempre
> entregam a porta em 100-full, mas consertaram depois que enviei por
> escrito para o gerente de operações uma reclamação).

1. Olhei aqui, e *depois* de consertarem a configuração do SDH, a switch
3COM ao qual está conectado conseguiu falar com o mesmo a 100M FD usando
auto-negociação com AutoMDIX habilitado (ou seja, a conf. padrão típica
para switch gerenciável).

Antes disso, nem forçando para 100M FD funcionou aqui, mas é claro que
você deve testar isso no seu enlace.  E SEMPRE remova, espere um pouco,
e depois recoloque o cabo de rede quando trocar a velocidade, porque já
que o hardware é estranho, garantir de forma paranóica que ele detectou
mudança de configuração passa a ser parte da ordem do dia.

2. Já que parece que o canal de conversa do Heinrich com a Telefônica
tem ruído até demais por algum motivo estranho, *E* porque nós tivemos
exatamente o mesmo problema técnico aqui e o mesmo foi resolvido, tomei
a liberdade de avisar o gerente de operações que cuida dos nossos
enlaces do seu problema (não há garantia que ele cuide do seu enlace
também, depende da região do país onde você está, e de loucuras internas
da Telefônica. Não divulguei seu nome ou empresa para o gerent tão
pouco), e ele disse que iria tentar desenrolar seja lá o que está errado
no provisionamento desses SDHs.  Assim, ajudo todos os colegas com o
mesmo pepino, e não só um ou outro :-p

3. Reteste as várias configurações de rede (autoneg e 100FD forçado) se
houver alguma chance de alguém da Telefônica ter mexido no SDH
remotamente por causa de algum chamado que você abriu.  Não lembro o que
aconteceu aqui, mas acho que eu tinha deixado a porta em autoneg porque
100HD era o que falava sem perder pacotes e era o que o autoneg
configurava mesmo, e quando eles consertaram eu nem notei por uns dias,
simplesmente passou a 100FD auto-negociado, e assim ficou.

4. Em último caso, dê um jeito de conseguir uma visita do pessoal de
configuração do SDH.  Aí, conversando com eles, fazendo testes real-time
e com um laptop espetado direto no módulo de gerência do SDH, você vai
com certeza conseguir que configurem o negócio de acordo.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464