[GTER] Problemas com Upload (link full Telefonica)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Apr 1 15:21:58 -03 2008

Heinrich Harrer wrote:
> 1. porta FE do Metro (configurei uma das portas Giga do Cisco, a que está
> conectada à FE com duplex/speed auto), olha só o que o roterador retornou:
>
>   Half-duplex, 100Mb/s, media type is T

Vai ver que foi a mesma equipe que instalou aqui, ou tem erro no manual
dos caras.  Se forçar para 100 full-duplex (sem flow-control) na outra
ponta do cabo fast-ethernet causar uma enorme perda de pacotes, é
exatamente o defeito que havia aqui.

> 2. latências:
>
> 10/12ms p/ o 200.160.2.3, 6 hops, sem perdas de pacotes.
> pingar o roteador da Telefonica perde pacotes em alguns testes, mas pode ser
> firewall, já que p/ fora não perde nada (não tenho certeza)

Parece normal para um enlace SDH sem perdas.  Mas tenta isso com tráfego
no enlace, quanto mais, melhor (desde que não lote).

Aqui, o downstream de uma única conexão TCP não dava mais que 12Mbps de
jeito nenhum, e o uso típico durante o dia estava nos 8Mbps.  Só de
consertar o problema, subiu o uso típico para 10Mbps, e o downstream de
uma única conexão TCP passou a transportar até 15Mbps sem problemas.

O chato é que o defeito apareceu umas duas semanas depois do
comissionamento, e levamos mais de uma semana para perceber o problema,
e outra para entender o que estava acontencendo e acionar a Telefônica.
  Depois disso, o conserto foi bem rápido.

> 3. redundância:

[...]

> Como não tenho acesso ao equipamento (só o físico) sei que não está
> funcionando porque um dos slots XCS1 (dois dois que tenho) marca como "run"
> (funcionando), mas o "act" (ativo) não (e está assim desde que instalaram).

Fez o teste?  O pessoal que comissionou o SDH (e errou a configuração da
porta FE ;) ) fez para nós sem nem precisar pedir.  Sacaram uma das
fibras do anel, viram se caiu o enlace, reconectaram, esperaram, sacaram
a outra... e também testaram as fontes redundantes.  Perde alguns
pacotes, mas reestabelece o enlace lógico rápido o suficiente para
nossas necessidades aqui (< 1s).

Ligue para seu gerente de contratos, e peça o teste se for o caso.
Provavelmente vai ter que abrir um chamado também :p

Isso me lembra de testar isso na marra de novo.  Testar a redundância em
horário não critico de vez em quando é recomendável e faz uns dois meses
que testei isso pela última vez...

> 4. suporte Telefonica:
>
> devo ser azarado, pois sempre informo de cara que é SDH, FO, link dedicado
> (LP), etc... Informando sempre, claro, o n da LP.

Fale com o gerente de contrato, e solte os cachorros que a LP está mal
cadastrada no sistema.  Mas tenha certeza de estar usando o 0800 certo
(pergunte para o gerente).

> 5. testes de upload:
>
> um amigo aqui da lista testou e disse que não chegou a 10Mbit (já foi mais
> que meus testes). Vou tentar com torrent e ver como fica.

Algum problema tem, então.

Para ter certeza, vai ter que espetar um Linux ou FreeBSD com um apache
2.2 direto no SDH, usar um arquivo grande (tipo um iso de DVD) para
evitar enrosco com o TCP.  É bom testar várias streams, e uma stream
sozinha.  E testar com alguém que tenha 15Mbps *livres* até teu enlace e
use Linux ou um BSD para tentar pegar o arquivo.  Eu não tenho a banda
livre, senão já teria oferecido para fazer...

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464