[GTER] Falha de energia em sites remotos

Paulo Henrique paulohenriquef at gmail.com
Thu Apr 3 08:48:55 -03 2008

Eu uso uma solução simples e barata, é claro que isso não se aplica a
grandes soluções, mas pra mim tem resolvido.
Passo 1.
Sempre monitoro meus hosts (roteadores, access point's, servidores...)
utilizando o zabbix [http://www.zabbix.com/;]
Passo 2.
Em um site remoto utilizo no-break's com baterias automotivas que me
garantem no minimo cerca de 5 horas sem energia, isso vai depender da sua
necessidade;
Passo 3
Deixo um equipamento qualquer (no meu caso) estou usando um simples access
point que está com defeito mas a LAN/RJ45 funciona, (chamo este equipamento
de Host de Referência), , então liguei este access point direto na tomada
(sem no-break);
Passo 4.
Também coloco o zabbix pra monitorar este equipamento, mas ele está lá só
pra ser monitorado sem nenhuma outra função, se ele cair e os outros
equipamentos que estão no no-break não, então tenho uma falha de energia no
site, se todos cairem então o problema é outro.

Esta é uma solução simples que até hoje tem funcionado bem pra mim - utilizo
a uns 6 meses +/-, é claro que se o no-break pifar o único equipamento a
continuar ligado é o  "Host de Referência".

Não sei se esta solução vai te atender, de qualquer forma espero ter
ajudado.

t+