[GTER] Mudanças de Rota BrT

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Apr 2 14:01:02 -03 2008

Até há uns meses atrás, a BrT tinha boa capacidade tanto com
Sprintlink quanto com Deutsche Telekom, e balanceava entre elas de
forma natural conforme a proximidade da rede destino. Em um certo
momento todo o tráfego passou a preferir a Deutsche Telekom e ter a
Sprintlink apenas como backup, o que indicava um decréscimo da
capacidade contratada (pelo menos de CIR, não necessariamente de PIR)
com a Sprint. Eu tive que aumentar muito o número de prepends que
fazia para poder voltar a utilizar em parte a BrT.

Ontem notei que a BrT estava de novo com curiosa preferência pela
Sprint. Talvez o link com a DT tenha caído, e o link agora backup com
a Sprint tenha saturado.

Seria interessante tentar descobrir em qual prefixo está contido seu
IP e como ele está sendo anunciado para o mundo usando o route-views:
telnet://route-views.routeviews.org

Sabendo o prefixo, o BGPlay é muito bom para mostrar topologia e
dinâmica do que tem acontecido com seu anúncio:
http://www.ris.ripe.net/bgplay

A BrT tem um histórico ruim de reação a reclamações de clientes; em
geral mesmo com evidências detalhadas eles resistem a admitir um
problema, e mesmo quando admitem, a agir a respeito. Para quem está
fora da região de concessão deles, a solução vem do mercado
competitivo que tem ofertas de qualidade e preço mais interessantes.

Rubens