[GTER] Problemas com DNS

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Mon Sep 24 21:31:40 -03 2007

Alguns configurando DNS próprio não tem problema, isto já é esperado, mas
quando muita gente começa a agir assim ...

CDNs começam a gerar problemas.
Supondo que o usuário seja da operadora A mas "paga gorjeta" para um
provedor flanela que usa a operadora B.
B não tem boas relações com o CDN, por isso o tráfego do CDN para B é feito
através dos EUA.
"A", por outro lado, tem boas relações com o CDN no Brasil mas o link de A
para o exterior é saturado.
Para piorar o provedor flanela também "dá modem grátis" para usuários de B e
C.
Quando o usuário de A, faz uma consulta para o CDN através do flanela ele é
redirecionado para um servidor otimizado para B mas que funciona
precariamente para A.
Alguma variação entre servidor DNS versus rede real do usuário é esperada,
mas se todo mundo começar a agir desta forma os problemas se tornarão mais
visíveis.

Maior impacto de servidores DNS mal configurados.
Os servidores DNS de provedores pequenos frequentemente são mal
configurados, supostamente para economizar banda e por falta de experiência.
Se os provedores flanela, que têm muito mais "clientes",  agirem da mesma
forma o impacto também será maior.

Um aumento nas consultas DNS é esperado a medida que aumenta o número de
usuários do Windows Vista, que embora sejam poucos percentualmente, tendem a
ter maior interesse por informática e internet. As operadoras deveriam ter
se preparado para isso, os usuários nem sabem distinguir erro de DNS, mesmo
que eventualmente não seja culpa das operadoras, elas provavelmente
receberão a culpa.