[GTER] PPPoE em conexões wireless 2.4Ghz e 5.8Ghz

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Sat Sep 22 09:22:59 -03 2007

> explica melhor esse negócio de latência em redes 2.4GHz. tenho usado redes
> dessas há vários anos, sem notar muita diferença em relação à 5.7/5.8. A
> propósito, não uso PPPoE, prefiro túneis IPsec.

Há dois fatores comuns nesse caso: o primeiro é a maior presença de
usuários de 2.4 GHz, tanto provedores de acesso quanto APs domésticos.
Isso faz com que a maior competição pelo meio (802.11 não tem
collision-detect mas tem collision-avoidance) aumente o jitter.

O outro fator é que a maior parte dos equipamentos em uso na faixa de
2.4 tem baixo poder de processamento, com implicações em latência e em
throughput; inicialmente a maior parte dos equipamentos de 5.x eram
focados em operadoras, e com melhores recursos nesse aspecto. Hoje é
possível comprar equipamentos 5.x "tão ruins" quanto os de 2.4, mas
como isso originalmente não acontecia, a banda de 5.x adquiriu uma
melhor reputação.  Também é possível comprar equipamento de 2.4 de
alta performance, mas a competição por airtime mata as chances disso
funcionar fora do laboratório.

Rubens