[GTER] Partial Routing X Full Routing BGP

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Oct 19 17:19:18 -02 2007

On Fri, 19 Oct 2007, Matias Breunig wrote:

> Com a tabela parcial eu consigo escolher  por onde será a saida? Por
> exemplo: quero que o tráfego para BrT saia pelo link da BrT. Isso é
> automático pelo custo da rota?

sim, é automático. o que disse que não vai pegar o melhor caminho é para
blocos distantes que foram sumarizados, mas isso não importa porque a
métrica para eles é praticamente a mesma pelos dois provedores. então,
despacha por qualquer um. note que com roteamento dinâmico é super comum
você enviar um pacote por uma saída e receber a resposta por outra!

> Outra coisa é que gostaria do tráfego internacional saindo pela embratel.
> Isso é possível com partial routing?

não, você não tem a priori como saber onde fica tal endereço IP ou tal
sistema autônomo. mas por que se preocupar com isso? divida seu tráfego
entre seus provedores da forma mais simétrica possível, isso garante não
solução de serviço se um deles cai.

> Você tem algum link com um case desta soluão para que eu possa entender um
> pouco melhor como funcionaria?

há muito tempo atrás eu configurei um sistema dual-homed para uma empresa
em são josé dos campos, mas não posso mostrar o relatório por causa de
cláusula de sigilo.