[GTER] economia de energia...

Antonio Carlos Pina antoniocarlospina at gmail.com
Thu Oct 4 13:00:25 -03 2007

Olha, o único problema disso é custo X amortização.

A colocação das placas solares para tocar um DC precisa de uma área BEM
grande (que tenha visada total para o sol, isto é, que o curso do sol não
deixe de chegar às placas em algum momento)

Se você já tem a área para as placas, ótimo. Se tiver que adquirir ou
alugar, tem que entrar na conta.

Virtualizar seus projetos em VMWare ou em Xen é viabilíssimo, o problema são
os projetos de clientes colocation que não são seus. Existem clientes também
que querem adquirir máquinas de verdade e não máquinas virtuais. São
produtos diferentes.

Observe que os números apresentados na matéria (não sabemos a verdade REAL,
por assim dizer) sugerem que foram gastos US$ 250k em troca de uma economia
de US$ 4k, que seria paga portanto em 62 meses (sem contar depreciação e
manutenção das placas + sistemas, etc, etc).  Também não sei se estão aí na
conta as licenças VMWare, que são bastante salgadas.

Em outras palavras, existe motivo para eles serem os únicos na adoção do
painel solar em um mundo que está interessadíssimo em redução de custos :-)

Abs