[GTER] Monitoramento Real-Time de links WAN

Livio Zanol Puppim livio.zanol.puppim at gmail.com
Tue Nov 27 07:55:30 -02 2007

Rafael,

Voce precisa de dados de utilização do link? Ou precisa de alguma informação
mais "adentro", como "o que gerou este tráfego"? Aqui na empresa nós usamos
o RRDTool para fazer gráficos em tempo real com uma página em PHP e
requisição AJAX. O problema é que os OIDs de alguns routers somente são
atualizados de 10 em 10 segundos (isso num huawei, não cheguei a ver nos
ciscos que tem) o que faz com que o monitoramento abaixo deste intervalo de
tempo se torne algo inpreciso, com rajadas que não representam a real
utilização do link.

O RRDTool é geralmente usado com a atualização de 5 em 5 minutos, ele pega a
diferença entre o último número e o número coletado atualmente, e calcula a
média de utilização neste intervalo. Porém, voce pode utilizalo com qualquer
intervalo que desejar.

Para gerar dados qualitativos, nós tinhamos desenvolvido um script em PHP
que utiliza o IPTraf + RRDTool e separa cada um dos tipos de tráfego em
arquivos RRDs diferente, gerando gráficos para cada um dos fluxos de
tráfegos diferentes. É uma solução um pouco pesada, tendo em vista o número
de arquivos RRDs gerados.

Qualquer uma das duas soluções vai impactar de uma certa forma a performance
do servidor de monitoramento. Por isso estas ferramentas só são utilizadas
aqui na emrpesa para fins de troubleshoot.

[]'s
Lívio Zanol Puppim