[GTER] CNAMEs automáticos no BIND.

Hamilton Vera hamilton at i2.com.br
Fri Nov 9 17:24:32 -02 2007

"Acredito" ( nunca trabalhei em orgaos do governo e não sei como
é o protocolo interno ) que nesse caso a questao de tratamento
dos reversos não precisa ser feita com tanta "urgencia" quanto
a dos outros nomes. O que faria no seu lugar seria o seguinte:

1 - Replicar as entradas de .gov.br para .jus.br ( sem considerar as de
reverso )

2 - Diminuir o TTL (acho que atualmenete o que voces
usam aí é 1200) , caso seja necessario desfazer alguma configuração voce
consegue propagar isso em tempo menor (mesmo que gere um pouco mais de
overhead no DNS).

3 - Depois de quase tudo funcionando redondo me preocuparia com a
configuração do reverso. Infelizmente não conheco o BIND a fundo,
uso djbdns, porém se você achar as dicas que os colegas aqui
passaram não resolva o caso (pelo que li os metodos devem resolver) , voce
pode fazer isso com mais calma com scripts ou "manualmente".

Nunca trabalhei em ambiente com muitos servidores DNS, mas se a replicacao
entre eles ocorre sem problemas, creio que esse metodo funcionaria, mesmo
que tivesse que sacrificar os feriados de fim de ano :).

[]'s

Hamilton Vera
int Administrator (char Network[],char ComputationalSystems[]);
http://antispam.br/
"Google is my shepherd, no want shall I know"