[GTER] GPRS

Wagner wagnerpaxs at gmail.com
Tue May 29 16:52:08 -03 2007

Estive testando GPRS da TIM e da CLARO aqui em Recife e observei os
seguintes pontos:

TIM:
Boa cobertura, porém o modem suportava apenas GPRS e não EDGE, sendo assim,
a internet ficava na velocidade de um acesso discado, com downloads variando
entre menos de 1k/s e máximo de 6k/s. Pacote de dados de 1Gb (E/S) custava
relativamente caro. Demostrou instabilidade em alguns momentos, chegando a
cair a conexão em um dos testes e causando delay de 1 ou 2min para responder
a uma requisição.

CLARO:
Boa cobertura, celular disponibilizado para testes era hibrido (suportava
GPRS e EDGE), Se demostrou estável, embora também tenha apresentado delay
alto entre um pedido e a resposta (cerca de 3min para responder). Plano
satisfatório, cerca de R$ 60,00/Mês com internet ilimitada (Pacote oferecido
pela Claro, para a empresa a qual trabalho). Suportava EDGE apenas em um
bairro do Recife (Boa Viagem) com taxas de download entre 14k/s e 30k/s o
resto da cidade coberta por GPRS, com taxas de download entre menos de 1k/s
e máximo de 9k/s.

Resumindo, converse bastante com a sua operadora, selecione várias para
testes e feche o contrato com a que oferecer melhor custo beneficio