[GTER] Teste de link com Internet para aceitação: dúvida trivial

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue May 22 18:06:48 -03 2007

Pessoal,

     Recebi várias sugestões para resolução do problema que
apresentei. Agradeço por todas elas. Na tentativa de otimizar a
leitura e reduzir o número de respostas para a lista, fiz um resumo do
problema e das sugestões.

     Basicamente, o problema era testar um link de 4Mbits, simétrico,
fornecido por uma tele local. Os testes feitos com um aplicativo de
nome tfgen (UDP) mostraram, segundo gráficos da fornecedora, que as
velocidades estavam sendo atingidas e/ou superadas (tudo dentro de seu
backbone, claro).
     Meus testes usaram HTTP/FTP, logo, TCP e, nesses testes, os
valores ficaram bem abaixo do esperado. Durante tais testes, mesmo que
o valor de download estivesse, por exemplo, em 1 Mbits/s, um upload
de, por exemplo, 2.5Mbits/s era suficiente para fazer cair a taxa de
download para cerca de 700Kbits/s.
     Todas as minhas medidas foram feitas em um Slackware 11
(2.6.17.13), com iptraf, em um P4HT 3.2, 512MB, SATA II, Intell e1000
on board.
     Minha idéia é de que, se houver banda disponível para o fluxo de
download e upload e, obviamente, reserva desta banda para os ACKs, nos
dois sentidos, o tráfego não poderia sofrer a diminuição que sofreu e
deveria se manter próximo do que foi contratado.

     Com relação às sugestões recebidas:

Cristiano R. Maciel <cristiano.maciel at inovatelecom.com.br>

>humm... eu verificaria as rotas que estão sendo utilizadas para estes
>servidores que você está testando... tente pegar servidores que não
>compartilhem a mesma rota a partir da saída do backbone da sua
>operadora.

     Os testes foram feitos, também, com servidores que ficam dentro
da própria tele. Na fase final dos testes, chegaram a configurar outro
servidor, pois estavam desconfiando do anterior. Neste novo servidor,
os testes não prosseguiram, devido aos motivos que explico no final
desta msg.

Christian Lyra <lyra at pop-pr.rnp.br>

>       Isso era mais ou menos esperado... Provavelmente, como vc
> saturou o link, vc tá perdendo uns ACKs do TCP, isso faz com o
> próprio protocolo tente se ajustar a nova situação.

     Sim, no entanto, mesmo antes dos números atingirem o limite do
canal, saturando o link, já havia perda de velocidade. Teoricamente,
penso eu, mesmo usando TCP, se houver banda suficiente para manter os
ACKs e o fluxo de dados, nos dois sentidos, a perda de velocidade não
deveria ocorrer ou, no pior caso, ser menos drástica.

>       Acho que um teste melhor seria usar UDP nos dois sentidos,
> porque dai vc consegue saturar as duas direções de forma
> independente.

     Certamente. Aliás, isso é o que acontece com o chamado tfgen. No
entanto, como eu disse no e-mail original, a minha intenção era
testar, na prática, o que aconteceria com o uso normal da rede, ou
seja, tráfego quase que total de HTTP/FTP.

allan <allan.linuxmg at gmail.com>

>Os sites remotos de down/upload suportão essa velociadade?

     Conforme citei antes, há servidores de testes dentro da própria
tele que, segundo eles mesmos, suportam tais velocidades, pois são
usados para testar, inclusive, serviços com bandas maiores.

Rafael Possamai <rafaelpossa at gmail.com>

>Vale lembrar que os 4mbits são alcançados em condições muito boas,
tanto no >seu lado como no outro lado... O gargalo pode estar na sua
estrutura, ou na >estrutura da tele ou na estrutura da outra ponta,
um site que você faz download >por exemplo...

     Certamente que o gargalo poderia estar na estrutura da empresa
cliente. No entanto, a máquina usada consegue, em uma LAN, manter
taxas muito maiores, usando o mesmo conjunto ( soft/hard ). Apenas a
máquina de testes estava ligada ao roteador. O switch usado, novo e
testado (3COM baseline 2250plus), tem 48 portas e somente duas estavam
ativas. Logo, creio eu que a estrutura da empresa não estava causando
o problema.
     Além disso, segundo os gráficos da tele, o tráfego com o
aplicativo de testes estava ok e, segundo eles, há estrutura, no lado
de lá e no caminho entre as pontas, suportam sem problemas a banda que
estava sendo requisitada.

>Além de fazer o que o pessoal sugeriu, eu faria testes em diversos
links >diferentes (na medida do possível é claro) todos com o mesmo
site'/servidor, e >analisaria as rotas por eles utilizadas, aí dá pra
ter uma noção mais ou menos >se vc realmente está com seus 4mbits em
dia ou se tiver algum problema, ver se >é contigo, com a tele ou com a
outra ponta...

     Bem, testes com vários links não será possível, no entanto, a
tele já preparou um segundo servidor, como citei antes, para fazer
novos testes. Como o tráfego está todo dentro do backbone da tele, a
probabilidade de problemas é menor. Não me lembro de quantos saltos da
origem ao destino, mas farei novamente o traceroute nos novos testes.
Acredito, no entanto, que serão poucos.

>Uma outra coisa que vale levar em conta é que esses testes geralmente
>alcançam o máximo da estrutura permitida na rede. Em casa tenho uma
rede >simples de 100mbits e com esses testes consigo 94mbits... Agora
com apache, >samba, ftp e ssh os valores alcançados são inferiores,
>as vezes metade.

     Sim, concordo, pois o número de fatores envolvidos aumenta (
disco, aplicação etc ). No entanto, testes locais (LAN), usando
equipamentos menos 'potentes', mantiveram taxas de dload e upload,
simultâneos, muito acima de 4mbits/s, ou seja, o gargalo,
teoricamente, não seria a estrutura (software e hardware, no caso).

>Tente ver também no contrato quando desse link é garantido, pq as
vezes vc tem > 4mbits só em teoria, vamos dizer. Depende muito do
serviço prestado.

     Esse tópico foi bem negociado no princípio e, pelo menos no
backbone da tele, são 4 mbits/s em teoria e prática, motivo pelo qual
minha insistência nos testes.

Eduardo Ellery <eellery at rapix.com.br>

>Recomendo o programa IPERF!

     Já baixei, compilei e instalei para testes. Aliás, já tinha tempo
que queria ter feito isso. :-)
     Quando voltar aos testes, vou usar os comandos que sugeriu. No
entanto, o que eu quero 'ver' é o funcionamento do serviço quando
exposto ao tráfego real da rede, ou seja, qual seu comportamento
quando eu realmente for usá-lo.

     Bem, reforço minhas desculpas pelo tamanho do texto.

     Agradeço a todas as sugestões que recebi, pois todas elas
ajudaram a levantar novas questões, a corroborar algumas de minhas
idéias e todas elas serão aproveitadas.

     Nesse momento, a tele recolheu o equipamento usado pois, no
último dos testes, com um novo servidor que disponibilizaram, o
técnico responsável percebeu que havia, segundo ele mesmo, MUITO erro
de CRC na interface do roteador que estava ligada ao link de fibra
ótica e, por isso, fariam novos testes, em laboratório, com o
conjunto.

     Quando retornarem, colocarei em prática tudo o que está nesse
e-mail e, espero eu, postarei aqui as notícias de que tudo está
funcionando como devia.

     Um abraço a todos e obrigado pela atenção.

Freitas