[GTER] DATACENTER BRT - SP

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed May 16 00:45:15 -03 2007

Se estamos falando do datacenter BrT que fica no Panamerica Park, Av
Guido Caloi 1000, os serviços são muito bons e a qualidade de
atendimento, também. Esse é o datacenter que era MetroRED.

Quanto à conectividade, esqueça outras operadoras: a BrT vai
inviabilizar econômica, tecnicamente ou ambos que você contrate
qualquer last-mile, VPN ou Internet que não seja da BrT. E como você
vai estar preso à BrT, é bom levar em conta a característica de cada
um desses serviços em conta, e considerar a possibilidade de um
datacenter neutro (DH&C, Tivit, Terremark, Comdominio).

O last-mile deles é a antiga rede de fibra óptica da MetroRED, que tem
uma qualidade muito boa mas um preço mais alto que o da CTBC/Iqara,
por exemplo.

Quanto ao serviço de Internet, é só pesquisar a lista para achar
diversos episódios de problemas... apesar da qualidade ser totalmente
diferente do que o acesso Internet utilizado na região de concessão da
Brasil Telecom, e diferente no bom sentido pois eles usam fornecedores
de tier mais alto, oversubscription mais baixo etc., eles tem menos
redundâncias do que a infra-estrutura da região de concessão, e já
tiveram este ano episódios muito chatos com acesso internacional.

Ainda quanto ao serviço de Internet mas olhando o foco tráfego
nacional, o tráfego deles com a região de concessão deles é muito bom,
e com as outras teles locais é bom (às vezes dá uma entupida mas eles
negociam logo upgrade e crescem). O que é um desastre é a conexão com
a Embratel, algo que acontece também na Telefônica e Telemar...
endereço diferente, mesma história: eles não conseguem concluir quem
tem que pagar o quê pra quem, e o serviço sofre. Junto com a conexão
Embratel, ficam prejudicados os serviços para cliente de provedores
médios e pequenos que usam a Embratel pelo país, e os usuários de
Virtua.

Algo a lembrar é que o datacenter da BrT é um dos pontos de presença
do PTT-Metro, e que sendo ASN e conectando-se ao PTT-Metro pode-se
tanto economizar um pouco em banda IP quanto garantir uma boa
qualidade nacional com os sistemas com que se conseguir peering. Dá
para bypassar por lá muito desse problema entre a BrT e a Embratel.

Rubens