[GTER] Traffic shapping de P2P no Virtua

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon May 14 13:47:06 -03 2007

> Meu vírtua é de 200 Kbps e nunca reparei essa limitação no emule que uso em casa.
> Irei prestar atenção nas taxas.

Os pacotes Virtua que não são Megaflash não costumam mesmo ter esse
tipo de limitação.

> Mas o que me chamou a atenção foi sobre o controle de banda ( Ellacoya ).
>
> Esse controle é feito para limitar a minha banda em 200 Kbps ?

Não. Esse controle é feito no provisionamento do CMTS, equipamento de
agregação que atende os cable-modems. O controle de banda deles apenas
mantém o consumo de banda dentro de alguma meta do negócio,
privilegiando aplicações interativas e despriorizando transferências
de arquivos por P2P.

> Pois ouvi relatos
> de pessoas que compraram um modem da Vírtua no "Mercado Negro" e navegam a 8 >Mbps.

Só o modem sozinho não pode fazer isso. Para que isso aconteça, junto
tem que vir um "serviço" em que alguém na operadora configura a
velocidade sem registrar no sistema de faturamento. Esse tipo de coisa
eu já tinha ouvido falar na Telemar, eu ainda não tinha ouvido falar
disso no Virtua, mas na prática toda operadora está sujeita à evasão
de receita por corrupção.

Rubens