[GTER] Traffic shapping de P2P no Virtua

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Sun May 13 12:10:34 -03 2007

> O que me intriga nesta historia toda e' que mesmo ativando a criptografia e
> usando portas aleatorias, a rede do Virtua consegue fazer o shapping. Alguem
> sabe
> como isto funciona? (e, claro, poderia dar uma pista de como burlar?)  Qual
> e' a magica
> que a NET usa pra identificar o trafego como torrent?

A NET usa um hardware de controle de banda como muitas redes utilizam,
apenas o que eles usam é especialmente eficaz, de um fornecedor
chamado Ellacoya:
http://www.ellacoya.com

Em Outubro do ano passado eles lançaram uma atualização de software
para detecção de P2P criptografado:
http://www.lightreading.com/document.asp?doc_id=107765

Algo a notar é que ele não parece detectar todos os tipos de
criptografia de P2P... a do uTorrent é particularmente efetiva em
driblar os filtros deles, enquanto a do Azureus parece ser detectada.
Pode ser apenas questão de tempo ou de atualização de versão até que
isso mude, e uma atualização dos programas de P2P pode quebrar o
método de detecção deles... como toda "arms race", a cada momento a
vantagem parece estar com um lado.

Rubens