[GTER] Empresa com 2 links internet

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Fri May 11 21:02:25 -03 2007

Antes que alguém comece a dividir prefixos a lacnic define tamanhos
mínimos de prefixos. Se você anunciar algo menor do que o definido
corre risco de drop. Segundo a Lacnic alguns /20 não são divisíveis.

Você não precisa justificar um /20 para receber esta alocação do
registro, basta justificar um /22 para receber a alocação de um /20.
No meu entendimento isto foi um jeitinho para adequar a realidade às
definições da lacnic.

Quanto ao uso de ASN privados você pode não conseguir comprar trânsito
para toda internet usando um ASN privado, mas algumas operadoras A
deixam você usar ASN privado (e ips de outra operadora B) mas
restringindo o trânsito à rede da operadora A. Não é muito útil para
redundância mas há quem se interesse.