[GTER] PROBLEMAS: Speedy e Virtua

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri May 11 19:35:50 -03 2007

> Pacotes icmp (ping e tracert) vão normais, com tempo de 20 a 40ms.

Medidas com hping2 usando TCP porta 80 tem qual tempo de resposta ?
Medidas com hping2 usando TCP porta 443 tem qual tempo de resposta ?

> Nossa conclusao: para lubridiar os usuarios e espantar o problema da rede
> do Virtua e Speedy, que estao visivelmente saturadas, pacotes icmp, e o
> acesso aos principais portais do brasil possuem prioridade no qos dos
> respectivos roteadores, deixando de fora quem nao possui troca de trafego
> direta com Virtua ou Telefonica.

Algo muito comum no Speedy é o congestionamento dos proxies; vale
checar pela presença ou não de algum proxy transparte fazendo num
client
telnet endereco-do-servidor 80

E ver se a conexão aparece no servidor já nesse instante, ou se a
conexão na verdade foi fechado por algué, no meio do caminho, o proxy.

> No meu caso, meu acesso é através da Intelig, cujos acessso do Virtua
> chegam a nós através da Embratel. Segundo a Intelig, é difícil que o

Mas será que eles voltam pela Embratel ? Como é um traceroute no
sentido contrário ?

> problema seja o backbone de troca de tráfego entre intelig e embratel,
> visto ser o maior do Brasil e operar com 40% de ociosidade. Logo, a

Apesar desse ser o único peering sob o qual pesa decisão da Anatel,
diz a lenda que mesmo assim fica congestionado.

> conclusão é que a rede do Virtua e Speedy/Telefonica esteja visivelmente
> saturada.

A ligação entre Telefônica e Intelig pode estar afetando também, não ?

> Gostaria de saber se existe alguém do Virtua ou Speedy na lista para
> trocar idéias e chegar à uma solução para o problema.

Ter, tem, mas nenhum funcionário de operadora pode falar publicamente
em nome da operadora, então certamente não irão se manifestar. Quer
dêem ou não encaminhamento interno dessa questão.

> Do contrário, idéias poderão contribuir para mais informações quando do
> uso da máquina jurídica para arbitrar a questão.

O mecanismo que eu sugiro é o da carta notorial: vá a um cartório que
tenha Speedy como acesso, um que tenha Virtua e um de um terceiro
fornecedor. Peça ao notário que ele faça acessos, meça velocidades
(mas não com software que você forneça, o computador tem que ser
"isento") e relate por escrito o que observou. Isso terá caráter
probatório para construção do caso.

Rubens