[GTER] Empresa com 2 links internet

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri May 11 19:18:55 -03 2007

> explica melhor essa história. pela interface entre ASN-1 e ASN-2 pode
> passar QUALQUER coisa que vá de um para o outro! Com exceção de truques
> como endereços anycast, um AS deve ser simplesmente conexo, para que
> qualquer de seus destinos seja alcançável de qualquer de suas interfaces
> sem ter que sair do AS para isso. entendo que o cliente de seu provedor
> deve estar ligado ao seu provedor, mas ele acabaria por servir de passagem
> para pacotes destinados a outros clientes de seu provedor e muita banda
> comprada dos 'upstreams' estaria sendo de fato usada por esses terceiros.
> [...]

Na verdade, é possível operar com o mesmo ASN desde que não hajam
endereços sobrepostos. Por exemplo, se o /20 citado for repartido em 2
blocos /21, e um usuário 1 anunciar o primeiro /21, e o usuário 2, o
segundo /21.

O único problema será de alcançabilidade entre alguém no bloco e
alguém no bloco 2. Para resolver isso, é necessário fechar uma sessão
BGP multi-hop para passar o bloco 1 para  a rede 2 e vice-versa,
provavelmente usando ASNs privados nessa sessão já que ambos se
acreditam o mesmo AS.

A solução é feia, mas pode funcionar sim.

Rubens