[GTER] Empresa com 2 links internet

Ricardo Barbosa spiderslack at yahoo.com.br
Thu May 10 11:12:47 -03 2007

GIULIANO (UOL) wrote:

>Pessoal,
>
>Bom dia, tudo bem ?
>
>Uma empresa com 500 maquinas na LAN tem 1 roteador CISCO 2811 de borda
>com 2 links internet de 2 operadoras diferentes.
>
>O roteador esta ligado (fast eth) a um firewall checkpoint (maquina
>Dell) configurado com 1 IP publico de um bloco fornecido por apenas uma
>das operadoras.
>
>Com a entrada da segunda operadora, como seria possivel balancear o
>trafego ?
>
>Pensei em utilizar o protocolo BGP com as operadoras, mas para isso,
>elas solicitam:

> [...]
Olá Giuliano,

Você teria que nos dizer como está sua rede, este firewall checkpoint e
o gateway da sua rede? se sim ele poderia fazer o balanceamento, mas
para isso ele precisaria possuir uma interface com endereçamento em
ambas operadoras, para assim poder balancear, outra solução poderia ser
deixar para este rotedor cisco fazer, mas como vc já mesmo disse nele
chegam os 2 links das operadoras, não sei se seria possível, somente com
bgp ou ospf, e precisao de um ASN e realmente na época pesquisando com o
registro.br, não é cobrado nada pela aquisição mas e preciso provar que
você precisa de um ASN, a solução que adotamos aqui e colocar um
firewall linux com 2 interfaces com endereçamento em ambas as redes e
utilizar o iproute para fazer o balanceamento.

Atenciosamente

Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/