[GTER] RES: Controle de Banda - Packeteer

Jose Manuel Louro Castro Valente jose.castro at cpm.com.br
Mon Mar 26 08:49:10 -03 2007

Bom dia amigos,

O Packeteer é um hardware excelente, inclusive para grandes links. Já trabalhei com equipamentos em links giga e o equipamento trabalha sem problema algum.

 Com relação a performance, alguns fatores devem ser considerados:

	- Modelo do equipamento utilizado
	- licenças instaladas
	- configuração do equipamento
	- versão de software

A questão do licenciamento é de extrema importância para o funcionamento do equipamento. O shapping é licenciado por tamanho do link. Caso você tenha um equipamento com interface a gigabit, mas a licença instalada é de 300 Mbps, o tráfego passante só poderá ser de no máximo 300 Mbps.

Aqui na lista alguém falou em CBQ. O CBQ é execelente, e eu o utilizo em muitas situações, porém o packeteer vai muito além.
O packeteer descobre aplicações/protocolos, independente de porta. Trafego http será tratado como http, independente de porta.
Além disso, o packeteer tem a habilidades de "ver" extensões de aplicações, como WebDav para http, por exemplo.

Felipe, se você tiver interesse em mais informações, sinta-se a vontade para me contatar.

Abraços a todos