[GTER] RES: ptt - São Paulo

Mario Gulla mario.gulla at nqt.com.br
Fri Mar 9 09:50:54 -03 2007

Agradeço a todos o interesse em participar e agregar informações e
experiências sobre este assunto.

A chegada até os pontos de troca de tráfego tem como objetivo, além de
trocar tráfego para melhorar o desempenho da rede e permitir economia de
banda trânsito contratada, permite também a possibilidade de venda de
serviços e compra de banda.

Venda de serviço significa oferecer ou contratar algum serviço às empresas
presentes já que a interconexão seria imediata, por exemplo, caso a minha
empresa desejasse fornecer serviços de hospedagem, em lugar de montar toda a
infra-estrutura necessária poderia terceirizar este serviço de alguma
empresa presente, que forneça este serviço.

Outra vantagem seria a compra de banda já que estariam presentes diversas
alternativas de backbones nacionais e internacionais.

Vamos lá,
- as oportunidades de negócios adicionais realmente acontecem ?
- a compra de banda internet transito é mais barata ?
- algumas empresas estão presentes, porém, não realizam troca de tráfego.
Elas vendem troca de tráfego. Vale a pena comprar banda nacional destas
empresas ? (telefônica e brasil telecom).

Sds a todos,
Mario Gulla - Gerente de Engenharia NQT