[GTER] AGORA SIM!

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Mar 1 10:04:38 -03 2007

On Thu, 1 Mar 2007, MARLON BORBA wrote:

> Até penso em sugerir o uso desse tipo de "captcha" nas nossas páginas do
> TRF...

não faça isso, especialmente se voce tiver como cliente algum advogado
cego. ou então faa um captcha SEM imagens.

em meu blog tenho um formulário de comentários. esse formulário foi
testado por vigaristas, então eu coloquei o seguinte "captcha" ingênuo,
mas que deu excelente resultado:

Reproduza no campo a seguir o número: 56792 _______

esse número é gerado ao acaso e um hash dele vai num 'cookie'. É claro que
algo assim não serve para o registro, em que vale a pena identificar
manualmente o truque e depois automatizar a resposta, mas para o meu caso
resolveu bem. creio que tendo um repertório de problemas que variam em
cada instância da página a imagem poderia ser completamente dispensada e o
problema ser formulado somente com texto.

usar imagens nos captchas é falta de imaginação.