[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Jun 26 10:30:05 -03 2007

Concordo com os colegas pela falha de não ter um meio termo, IPv6 falando
com IPv4, isso tem inviabilizado a adoção do IPv6 a curto prazo. Talvez
até valha a pena uma nova versão com todo o endereçamento do v6, mas
mantendo compatibilidade com v4.

Sem essa compatiblidade, alguém só seria forçado a migrar para IPv6 pelos
outros agregados "de fábrica" que o IPv6 tem, mas [in]felizmente já
implementaram os agregados no v4.

Quem sabe quando forem lançar eletrodomésticos já irão lançar com IPv6,
para ter IP pra todo mundo...

Vou levantar mais um problema... suponha que iremos endereçar todos os
eletrodomésticos, usando o protocolo de camada 2 atual, teremos o
esgotamento dos endereços MAC logo logo, e os já famosos MACs duplicados
se tornarão mais comuns... e vamos começar a migrar para MACv2 para
resolver esse problema.

A boa notícia é que teremos emprego pro resto da vida.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
fernando at bluesolutions.com.br