[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Ricardo Patara patara at lacnic.net
Sat Jun 23 05:23:24 -03 2007

Marlon.
Estou de acordo que existem varias projeções e que fica difícil saber em qual
acreditar.
No entanto, não se pode negar que o consumo de IPv4 há crescido muito nos
ultimos anos.
Podemos tomar como base a quantidade de blocos que ainda estão no estoque de
IANA para alocar para os RIRs. Atualmente é algo como 19% do total, ou 49
blocos /8. Se considerar que a taxa de consumo por parte dos RIRs tem sido
10 /8 ano mais ou menos, teremos ai 4 ou 5 anos. Isso se não houver um aumento
na mesma.

Logicamente que a Internet não vai parar, muito menos deixar de crescer quando
esses estoques nos RIRs ou IANA acabarem. Há muito IPv4 alocado e sem uso. No
entanto, o acesso a ele deverá ter um custo.
Será possível também utilizar NAT mais intensivamente. O que pode implicar em
perda de qualidade para acesso a alguns serviços.

De qualquer forma, o objetivo do LACNIC nessa conferência de imprensa foi
justamente alertar para o fim do estoque de endereços nos RIRs e IANA, mas mais
que isso, iniciar uma campanha para conscientizar a importância de planejar
desde já a implementação de IPv6.
O LACNIC terá nessa campanha várias atividades de treinamento, apresentações,
etc.

Sds.