[GTER] Endereco ip com final zero

thiago at powers.com.br thiago at powers.com.br
Fri Jun 22 17:37:27 -03 2007

Microsoft Windows XP [versão 5.1.2600]
(C) Copyright 1985-2001 Microsoft Corp.

C:\Documents and Settings\thiago>ping 200.231.51.0

Disparando contra 200.231.51.0 com 32 bytes de dados:

Resposta de 200.231.51.0: bytes=32 tempo=58ms TTL=54
Resposta de 200.231.51.0: bytes=32 tempo=49ms TTL=54
Resposta de 200.231.51.0: bytes=32 tempo=44ms TTL=54

Estatísticas do Ping para 200.231.51.0:
    Pacotes: Enviados = 3, Recebidos = 3, Perdidos = 0 (0% de perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 44ms, Máximo = 58ms, Média = 50ms
Control-C
^C
C:\Documents and Settings\thiago>

Thiago.

             Lao DanTong
             <danton at inexo.com
             .br>                                                       To
             Sent by:                  Grupo de Trabalho de Engenharia e
             gter-bounces at eng.         Operacao de Redes
             registro.br               <gter at eng.registro.br>
                                                                        cc

             22/06/2007 17:12                                      Subject
                                       Re: [GTER] Endereco ip com final
                                       zero
             Please respond to
             Grupo de Trabalho
              de Engenharia e
             Operacao de Redes
             <gter at eng.registr
                   o.br>

On Fri, 22 Jun 2007, Rubens Marins wrote:

> Baseado no meu conhecimento de rede , o ip hipotético:
> 200.1.11.0 netmask 255.255.254.0, é um ip perfeitamente normal.

é perfeitamente normal no mundo CIDR, mas há alguns sistemas operacionais
que ainda estão fixados no obsoleto (desde 1992, na minha conta) sistema
de classes, um tal de MS-Windows, não sei se já ouviu falar...

> Minha duvida seria se  existe alguma pratica que implementada mundo a
> fora, seja em roteadores ou firewalls que poderia bloquear a
> comunicação com um ip final zero ?

a troco de quê? a única recomendação que te dou é não usar esses IPs de
final zero e all-ones do tempo das rotas classful sob o risco de ficar
fora de acesso para clientes windows. No caso de DHCP programe dois
ranges, pulando os endereços terminados em 0 e 255.

dentro de uns cinqüenta anos quando a microsoft aderir as convenções de
blocos CIDR você poderá usar esses endereços "queimados".

descobri isso do pior jeito possível: montando um servidor que só servia a
Linux, *BSD, outros Unices, Mac, mas que com Windows não andava nem com
reza braba.

A propósito, alguém pode me dizer se o windows vista corrigiu esse
comportamento anômalo? pode testar mandando pings para o endereço IP
200.231.51.0.