[GTER] Endereco ip com final zero

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Jun 22 17:09:10 -03 2007

On Fri, 22 Jun 2007, Rubens Marins wrote:

> Baseado no meu conhecimento de rede , o ip hipotético:
> 200.1.11.0 netmask 255.255.254.0, é um ip perfeitamente normal.

é perfeitamente normal no mundo CIDR, mas há alguns sistemas operacionais
que ainda estão fixados no obsoleto (desde 1992, na minha conta) sistema
de classes, um tal de MS-Windows, não sei se já ouviu falar...

> Minha duvida seria se  existe alguma pratica que implementada mundo a
> fora, seja em roteadores ou firewalls que poderia bloquear a
> comunicação com um ip final zero ?

a troco de quê? a única recomendação que te dou é não usar esses IPs de
final zero e all-ones do tempo das rotas classful sob o risco de ficar
fora de acesso para clientes windows. No caso de DHCP programe dois
ranges, pulando os endereços terminados em 0 e 255.

dentro de uns cinqüenta anos quando a microsoft aderir as convenções de
blocos CIDR você poderá usar esses endereços "queimados".

descobri isso do pior jeito possível: montando um servidor que só servia a
Linux, *BSD, outros Unices, Mac, mas que com Windows não andava nem com
reza braba.

A propósito, alguém pode me dizer se o windows vista corrigiu esse
comportamento anômalo? pode testar mandando pings para o endereço IP
200.231.51.0.