[GTER] RES: RES: Confirmado traffic shaping no Virtua

Eduardo eduardo at sinos.net
Thu Jun 21 08:06:35 -03 2007

O objetivo inicial não é combater a pirataria mas diminuir consumo de
banda. Imagine que os preços são feitos para um certo uso, por exemplo,
de 4% da taxa nominal de um plano de 300kbps. Ou seja, imagina-se que um
cliente que comprou 300k vai usar em média 12kbps. Este cálculo permite
a cobrança de um preço muito menor para o cliente, com um certo
dimensionamento da rede. Se todos os clientes de 300k usarem o tempo
todo os 300k, como cobrar então pouco mais de 50 reais/mês? Tem de
imitar o uso P2P. Ou alguém não conhece o pessoal que deixa a máquina em
casa 24x7x365 baixando arquivos "importantes" via P2P? Vídeo, música,

Alguém citou aqui também o bloqueio de tráfego VoIP. Sei de um movimento
inicial há alguns anos em cima disto, onde algumas operadoras (não sei
quais) bloquearam e depois voltaram atrás. Mas neste caso minha opinião
pessoal é de que o assunto é mais sério pois não se trata de limitação
mas sim de cerceamento, proibição de uso, ...

Eduardo Santos Back
Gerente de Informática
Grupo Editorial Sinos SA
SinosNet SinosCorp