[GTER] Confirmado traffic shaping no Virtua

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Jun 20 14:03:48 -03 2007

Defender P2P não é uma causa que desperte meu interesse e também fico
longe de dar minha opinião sobre a moralidade/legalidade de shapping
P2P.

No entanto tenho percebido algo que merece comentário:
Alguns usuários estão relatando em fóruns, blogs, ..., que alguns
provedores, no processo de fazer shapping P2P, estão configurando "os
modens" para uma velocidade abaixo do mínimo garantido em contrato.

Isso sim considero grave, por considerar propaganda enganosa e
competição desleal, além do que provavelmente deve ser violação de
alguma lei. Pois toda a conexão daquele modem parece estar sendo
reduzida abaixo do mínimo anunciado/contratado.

Se eles reduzissem só P2P para o valor que quisessem ou tudo para um
valor maior ou igual ao mínimo, continuaria calado. Mas reduzir tudo
para abaixo do mínimo, enquanto existem pessoas pagando mais ou
mudando de provedor para ter as ditas velocidades, isso é no mínimo
imoral.

Como disse antes, não medi por conta própria e os usuários podem estar
ocultando parte da verdade no interesse de defender a própria causa,
mas se alguém tiver interesse em investigar por conta própria me
parece que "nesse mato tem cachorro".