[GTER] "PoE" via Wireless

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Jun 19 16:32:59 -03 2007

On Tue, 19 Jun 2007, M. Carolina Bozza wrote:

> Não sei quem é o mais loco aqui: eu, que não pude compreender como funciona,
> ou o cara que me falou que existe "alimentação elétrica via wireless".

existe transferencia de energia para curtas distâncias por efeito tesla,
mas não sei se existe algum dispositivo comercial para isso.

feixes de microondas podem ser usados para transmitir energia, mas ninguém
de bom senso permitiria uma coisa dessas.

dispositivos de baixíssima potência (certamente não uma câmera) como os
e-tags são, na prática, alimentados pelo campo externo.

será que ele não se referia a power over ethernet? isso existe há um bom
tempo e consiste em entoxar 48V nos fios não usados do UTP.

> Isso foi dito num evento sério, para umas 40 pessoas (então não foi nenhuma
> pegadinha! Hehe) que existe um dispositivo wireless (uma câmera, mais
> especificamente) que tem sua energia alimentada via sinais de rádio, mas que
> esse modelo ainda não havia chegado no Brasil devido a proibição por parte
> da Anatel.
>
> Algum parecer sobre essa loucura (ou sobre minha ignorância)?

para mim parece besteira ou mal entendido, ou ainda uma pegadinha para 40
pessoas.