[GTER] repetidora wireless alimentada por energia solar.

Juliao Braga juliaobraga at gmail.com
Tue Jun 19 15:10:49 -03 2007

Lao,

> entendo que ele optou por uma solução "low cost" e que deve estar
> instalado perto do equador. eu diria que os 500 dias sem parar tem um
> pouco a ver com as bençãos da Fortuna "audaces juvatrix", não creio que
> ele tenha calculado a confiabilidade de seu sistema (MIL-HDBK-217E ou mais
> novo).

Eu citaria Virgilio, "Audaces fortuna juvat". Até porque, no contexto, o
conhecimento é o lado mais importante no projeto.  Conhecimento e, claro,
uma forte habilidade com dose adequada de experiência e prática, para pensar
e usar o senso comum, sem receio.

> uma pergunta é sobre a limpeza. nestas latitudes (23S) e quantidade de
> poeira principalmente nesta época do ano, limpeza periódica é fundamental.
> de quanto em quanto tempo vocês limpam o painel?

Uma correção na latitude: 20S. Inclinação adequada do painel, água da chuva
e um pano seco, uma vez por ano.

[]s

Julião