[GTER] repetidora wireless alimentada por energia solar.

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Jun 19 14:26:04 -03 2007

On Tue, 19 Jun 2007, Juliao Braga wrote:

> Conheço os locais (e a região) onde estão instaladas as torres do Eugênio.
> Se ele ficou 500 dias sem parar (quase dois anos), enfrentou muito mais do
> que 4 dias seguidos de mau tempo. Inclusive, é uma região onde,
> tradicionalmente, acaba a energia por mais de 6 horas, várias vezes ao ano,
> por ocasião de fortes tempestades.

entendo que ele optou por uma solução "low cost" e que deve estar
instalado perto do equador. eu diria que os 500 dias sem parar tem um
pouco a ver com as bençãos da Fortuna "audaces juvatrix", não creio que
ele tenha calculado a confiabilidade de seu sistema (MIL-HDBK-217E ou mais
novo).

> Eugênio é conhecido pelo critério e cuidado técnico, no que faz. E, a
> empresa dele foi uma das primeiras a ser considerada Ecologicamente OK
> (justamente pelas torres, construções e pós-cuidados dos materiais
> utilizados - p. ex: baterias), um movimento que aos poucos está crescendo.
> entre os provedores, principalmente.

não duvido. a questão das baterias é realmente complicada do ponto de
vista ecológico e seriaimperdoável descartá-las no meio ambiente. tanto as
comuns (chumbo-ácido ou chumbo-gel) quanto as de carga profunda (NiMH) são
daninhas ao meio ambiente e seu manejo requer cuidado e reciclagem
apropriada no fim da vida é fundamental. parabéns para ele.

uma pergunta é sobre a limpeza. nestas latitudes (23S) e quantidade de
poeira principalmente nesta época do ano, limpeza periódica é fundamental.
de quanto em quanto tempo vocês limpam o painel?