[GTER] O que se deve monitorar em um switch core?

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Tue Jun 12 01:00:39 -03 2007

MARLON BORBA wrote:
> Fluxos ativos e principalmente aqueles com destinos/origens suspeitas :-)

Marlon,
Creio que voce esta pensando do ponto de vista "seguranca", me parece
que o Felipe queria algo mais do campo "capacity planning" da parte de
forwarding plane (capacidade da caixa 'comutar' trafego), enquanto
Pina, deu algo de capacity planning de "control plane" (routing tables,
peers e etc), e diagnostico de erros por porta (muitos de configuracao
assumo, ja que propriamente configuradas, portas nao deve 'comecar' a
dar erros, so se o hw ou a media foi para o brejo, nao seria 'por
aumento de uso' ou utilizacao).

Quanto a mim, eu diria que 'depende':
1- Do tipo de switch, se for um switch em configuracao non-blocking,
olhar utilizacao de backplane e' meio inutil
2- Se for um switch qualquer, a utilizacao por porta sempre ajuda, pois
mesmo que nao seja limitacao de backplane, cada porta tem limitacoes
obvias (1000Base* == 1Gbps, na melhor das hipoteses por exemplo).

Qual o tipo de switch ? Se for por exemplo um catalyst 6500 com fabric
enabled cards, um show fabric utilization all pode ajudar por exemplo.