[GTER] RES: Monitorar MSN e e-mail é legal?

Gelson Dias Santos gelson.santos at metaverse.com.br
Fri Jun 1 12:03:03 -03 2007

Se o email particular estava hospedado em provedor externo e foi
acessado por alguem que não é o dono da conta, então você deve:

1) Provar que isso aconteceu
2) Acionar judicialmente o provedor que não garantiu a segurança da conta.
3) Acionar o autor da invasão.

Note que acusação sem provas também é crime e neste campo um log
eletrônico dificilmente é aceito como prova pois pode ser
criado/adulterado.

Agora, se o email é de CONTEUDO particular mas foi recebido ou
encaminhado para uma conta da empresa e lá ele foi lido, então lamento
mas a conta da empresa pode ser monitorada, desde que ela tenha
deixado isso claro na contrataçào do funcionário ou em sua politica de
seguranca da informação.

Você parece sugerir que o sysadmin sniffou a rede da empresa e
capturou senhas de uma conta pop externa, e depois fez acesso a essa
conta externa. Se foi isso, trata-se da hipotese 1 acima. Entretanto
note que sniffar a rede da empresa é legal, por isso ela não pode ser
responsabilizada. No máximo você poderia acionar o sysadmin por usar
indevidamente sua conta _E_ os recursos da empresa para beneficio
proprio.

Claro que tudo seria evitado se a vitima não fizesse a babaquice de
acessar sua conta pessoal de dentro da empresa. Alias, se a clausula
de proibiçao ao acesso de email pessoal a partir da empresa existir,
isso será um tiro no pé equivalente a uma confissão de culpa.

Moral: não acesse email pessoal de dentro da empresa. Nunca. Jamais.

Gelson