[GTER] RES: Tempo de Resposta esperado em Ethernet - TCP/IP

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Sat Jul 7 10:11:49 -03 2007

> A solução previa dois centros de operações, sendo que um deles fica
> próximo dos equipamentos instalados,  esta funcionando e operando. No
> outro centro de operações, que esta distante é que esta o problema,  o
> desenvolvedor do software diz que não há problemas no software, por
> que ele está funcionando bem no Centro1, assim ele alega que o
> problema esta na ligação entre o Centro1 e o Centro2.

Dizer que porque funciona em um lugar e não em outro é um argumento
fraco que não prova que a aplicação dele tem problema. Vc pode provar
que que a ligação entre os dois centros atende o que está dito na
licitação, afinal é uma rede utilizando protocolo TCP. Talvez um
laudo, quem sabe da própria operadora, possa ser util, uma vez que
dirá que o link tem perdas de pacotes < que um determinado patamar e
com latência de X. Dá até para forçar um pouco a barra e ver quais são
os valores padrão dos temporizadores TCP do SO. Com certeza são
grandes o suficiente para fazer o tcp funcionar num modem 2400.

Ou quem sabe vc possa inverter a "acusação", uma vez que é o
desenvolvedor que alega que a rede não é adequada cabe a ele provar
isso. Omar, me ajuda nessa... de quem é o "ônus" da prova? (é esse o
termo?).

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP