[GTER] Tempo de Resposta esperado em Ethernet - TCP/IP

"Fabrício F. Kammer" ffkammer at conchalnet.com.br
Thu Jul 5 11:35:28 -03 2007


Bom dia Rubens,

Há a possibilidade do software travar sim se houver latência alta ou 
queda no link, dependendo de qual a arquiterura utilizada no 
desenvolvimento do software e também dependendo da arquitetura do banco 
de dados empregado.

Em meu entendimento, o ideal, para se trabalhar em links com latência, é 
que o software seja desenvolvido em três camadas, mas é necessários 
verificar se na contratação deste software foi informado para a empresa 
desenvolvedora que ele funcionaria em um link com latência elevada, pois 
a mudança de um software que esta desenvolvido em 2 camadas para 3 
camadas não é tão simples, dependendo da forma como ele foi desenvolvido.

Não acredito que seja um problema no software, mas sim o fato dele não 
ter sido desenvolvido para operar nestas condições, pois como você disse 
há uma latência de aproximadamente 40ms neste link, dessa forma um 
software desenvolvido para rede local não funcionará remotamente, pode 
ter certeza.

[]s

Fabrício F. Kammer

Rubens Marins escreveu:
> Caros,
> 
> Estou tentando ajudar um orgão do governo com o seguinte problema:
> 
> Este orgão licitou uma solução envolvendo hardware e software para
> monitoramento o status de determinados equipamentos . Estes
> equipamentos estão instalados a 300 Km de distãncia da sala de onde
> ser quer monitorar, a região é de dificil acesso, assim foi feita uma
> rede via rádio para ligar os dois pontos.
> 
> A rede de rádio funciona bem,  com boa largura de banda, o delay de um
> ponto  ao outro pela rede é de 40-50 ms.
> 
> O Software esta apresentando muitos problemas, causado por esse delay
> , ele  somente foi testado e projetado para rede local, onde o delay é
> desprezivel. Os problemas são graves pois ele não avisa simplesmente
> que não conseguiu ler informação do dispositivo X , ou se ele  esta em
> OFF, o software trava por completo, as vezes levando o SO junto.
> 
> A licitação que especificou o software foi mal feita, especificando
> somente que o programa deve funcionar em "Ethernet - TCP/IP", não diz
> qual o tempo de resposta que o programa deve suportar.
> 
> A empresa do programa diz que não vai corrigir o software, pois ele
> funciona bem( testando onde tudo esta ligado no mesmo switch), e que o
> problema é do link de comunicação.
> 
> Agora é que vem minha pergunta:  Existe algo nas especificações do
> TCP/IP ou da Ethernet, que mencione que um programa TCP/IP deve
> aceitar/permitir  algum atraso na comunicação entre os dois pontos ?
> 
> Isso por que temos de dizer que o software não esta conforme o
> especificado, para poder demonstrar , que ele não atende os
> requisitos. O Software custou mais de 7 Milhões e desde janeiro não
> esta funcionando nada  e o prazo onde pode ser reclamado algo esta
> esgotando. Passar fibra optica de um ponto ao outro vai custar mais
> milhões, e demorar anos para ficar pronta.
> 
> 
> Desde já agradeço as opniões dos colegas,
> 
> 



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