[GTER] RES: youtube

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Mon Jan 8 20:57:12 -02 2007

On Mon, Jan 08, 2007 at 03:34:28PM -0200, Aristeu Gil Alves Jr wrote:

> Tem um lado bom.
> Deve estar desafogando o acesso internacional da BrT. :)

Pois é... Eles estavam precisando disso mesmo...

> Mas eu estava olhando na lista pericia forense, menciona-se o laudo do
> perito do processo, em que ele fala que seria possivel as operadoras
> bloquearem ESPECIFICAMENTE as urls que estivessem publicando o video
> da Cicarelli. O bloqueio do youtube inteiro era previsto?

Como o caso roda sob segredo de justiça não dá para fazer mais que
algumas suposições. Parece que pessoas diferentes entenderam coisas
diferentes. O Juiz de primeira instância mandou sim tirar o youtube do
ar por não ter cumprido a decisão dele (que para começo de conversa não
seria possível sem instituir censura prévia do conteúdo). Aparentemente
o caso subiu para o TJ em agravo de alguem, e o desembargador autorizou,
achando que o bloqueio era so daquele video (pelo menos segundo o que
ele disse).

O que o relatorio do perito (que é conhecido de muitos da lista) diz é
que seria possivel bloquear o video porque aparentemente ele supoe que
os videos sao servidos a partir de IPs diferentes. O que ele
sugere é exatamente o que a BT fez. Claro que tudo isso são conclusões
tiradas com base em fragmentos de informação.

> A brasiltelecom não usa proxy tranparente para http? O bloqueio da url
> específica não seria possível?

	Mesmo que possam... Fazendo bloqueio transparente de
	apenas algumas URLs, cada vez que alguém postasse o video
	novamente a Brasil Telecom teria de adicionar
	essa url no filtro para bloquear tambem. Ficar correndo atrás
	dos novos videos é o mesmo que o youtube anda fazendo nas
	ultimas semanas, e o juiz nao ficou contente com o resultado.
	E mais: ao contrario do youtube, a Brasil Telecom *PODE* ser
	punida por desobediência facilmente.

	Andre