[GTER] Provedor MMDS

Frank Uez frank at pop.com.br
Thu Feb 22 13:31:15 -02 2007

Olha estou montando um serviço de internet via MMDS, vc vai precisar das
seguintes coisas.
Supondo que vc já tem a TV operando só quer implantar o serviço de Internet

No HeadEnd

Licença SCM
Canal de Retorno ( Acho que esse sem custo)
Antenas de Retorno sao parecidas com as celulares.
CMTS ( Custa de $ 10 mil até $50 mil depende da marca ( ARRIS, Motorola,
Cisco)
Versão do Docsis tem que ser 1.1
Precisa de servidor de TFTP, DHCP, DNS essas coisas.
E um canal de transmissão tem tirar um canal do ar para transmitir a
Internet.
É bom pegar um empresa ou engenheiro especializado nessa área para ter um
consultoria. Pois MMDS é mais complicado que o cabo

No Cliente

Antena de recepção TV/DADOS $ 400
Cable Modem varia de R$ 70 ate uns R$ 200

O problema nesse tipo de acesso é antena do cliente que custa muito caro, é
bom para atender condomínios  e empresas. Com uma antena em prédio vc pode
atender vários clientes

Seria mais ou menos isso,  vc pode ter um idéia de quanto custa
Vantagem do MMDS que opera em um freqüência sua ninguém pode te atrapalhar e
vc tem prioridade.
Outra a faixa de 2.5 é melhor para Wimax as operadoras estão de olho nessas
licenças. Veja o exemplo da telefonica que comprou as operações de MMDS da
tva.

Alguns operadoras que operam com esse serviço

www.tvshow.com.br
www.ajato.com.br ( Acho que so no Rio de Janeiro)
www.maistv.com.br

Frank