[GTER] Provedor MMDS

Cesar Fazan listas at itm.net.br
Thu Feb 22 12:56:51 -02 2007

Vejo que você esta indeciso sobre qual tecnologia utilizar.
MMDS requer uma licença além do SCM  ... só que você não pode simplesmente
solicitar a licença na Anatel, pois a licença é adquirida através de
licitações.
A última licitação foi em 2000
(http://www.anatel.gov.br/tv_assinatura/mmds/mmds.asp?CodTopico=343&CodArea=27&CodTemplate=74).

Quanto aos equipamentos, você tem que procurar por transmissores que operem
na frequência do MMDS (2.5-2.6Ghz se nao me engano).
Pesquisei há um tempo atrás duas empreas que possuem equipamento para
trabalhar nesta frequência (Navini e NextNet Wireless).
Estes equipamentos são teoricamente para trabalhar sem linha de visada ...
sem precisar instalar antenas nos clientes.

O equipamento da Navini você deve achar por uns R$300-500mil.

Uma vez procurando na google sobre estes equipamentos ... achei um pdf
antigo na Anatel
http://www.anatel.gov.br/biblioteca/atos/2003/ato_34830_2003.pdf

César