[GTER] Whois e o Servico de disponibilidade de dominios

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Tue Feb 20 21:08:00 -02 2007

pois eu insisto num ponto: é necessário garantir o uso legítimo do whois, a quem ele realmente interessa. e não incluo nisso o grande público, muito menos criminosos digitais como os "spammers".

quanto à intersecção não-nula, isso persiste pela falta de um meio eficaz de responsabilizar (inclusive penalmente) esses maus elementos dos dois conjuntos. portanto, até que cesse a impunidade, prefiro os dados do whois mais restritos.

é minha OPINIÃO, embora eu saiba que serei fuzilado. ;-)

Abraços,

Marlon Borba, CISSP, DataCenter Associate
Técnico Judiciário - Segurança da Informação
TRF 3ª Região
(11) 3012-1683
--
1997-2007 - Dez Anos da DSUP.
Conhecimento Gerando Soluções.
[...]
olhando para o problema: temos que disponibilizar um conjunto mínimo de
informações sobre redes e domínios para administradores, porém também
queremos que esses mesmos dados não caiam nas mãos de spammers.
sinceramente acho essa uma missão impossível, simplesmente porque a
intersecção entre administradores e spammers é não nula.

acho que o 'whois' do jeito que está já está com sua função prejudicada. E
não dá para ficar sem ele, nem colocar restrições burras em seu acesso. E
não é só o 'whois', há trocentas outras bases abertas onde endereços podem
ser coletados. então, paciência, ruim com o 'whois', pior sem ele.