[GTER] Cisco - Balanceamento por Pacotes

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Feb 12 10:37:57 -02 2007

On Mon, 12 Feb 2007, Frederico Terra Boechat wrote:

> Oi,
>
> Como fica a questão das rotas default tendo 2  operadoras no mesmo router?

não fica! você precisa aprender quais destinos devem ser enviados para
cada provedor e o melhor jeito de fazer isso até prova em contrário é com
BGP-4.

> Eu estou com certa dificuldade aqui, pois tinha somente uma operadora no
> router. Logo, as rotas default eram ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 Serial0
>
> e assim sucessivamente
>
> Agora, com uma segunda operadoras, eu tento fazer as rotas por cada rede,
> mas ou dão loop ou se perdem no upload

isto é muito enrolado. se você tem endereços IP e AS próprios (o que não
deve ser o caso) o BGP resolve tudo direito, senão, há truques usando NAT
e 'policy routing' para forçar que o pacote que entrou por um lado seja
respondido pelo mesmo lado.

se você tiver uso para um monte de enderços IP (p.ex. tem um grande parque
de máquinas atrás de NAT) recomendo fortemente que adquira um bloco CIDR
próprio e um número de AS, e trate com seus provedores de configurar
roteamento dinâmico por BGP-4. O resto é gambiarra.