[GTER] Balanceamento de Links

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Thu Feb 1 08:35:43 -02 2007

Geraldo,

Para fazer um balanceamento, a solução é essa mesmo, iptables + iproute2,
marcando pacotes para que saiam por um link ou por outro.

Como imagino que seus links são de operadoras diferentes, com IPs
diferentes, não dá para fazer um balanceamento perfeito (pacote a pacote),
então tem que partir para técnicas "ninjas" mesmo :-)

Uma combinação que uso frequentemente é e-mail em um link e navegação por
outro, ou sistema e VoIP em um link, o navegação e e-mail no outro, a
maioria dos clientes entendem bem como funciona e o balanceamento costuma
ficar razoável, colocando o serviço mais crítico no melhor link.

Certa vez tentei jogar IPs ímpares em um link, e IPs pares em outro link
(0.0.0.0/0.0.0.1 e 0.0.0.1/0.0.0.1), o balanceamento ficou quase perfeito,
mas comecei a ter problemas em alguns sites de bancos, que tinham diversos
servidores, e checavam o IP de origem do meu cliente.

Resolvi esse cliente deixando a classe "nacional" por um link, e
internacional por outro (IPs 200.0.0.0/8 e 201.0.0.0/8 por um link, e o
restante no outro), também foi um dos melhores resultados que tive em
termos de balanceamento com link Internet, fica aí a sugestão.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
fernando at bluesolutions.com.br