[GTER] Lista de excessões no blackhole

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Wed Dec 12 22:33:09 -02 2007

Ricardo Maranhão wrote:
> Oi, antes de mais nada gostaria de falar do meu problema.
>
> Aluguel um servidor num datacenter brasileiro, porém estamos sendo atacados
> constatemente e o datacenter não está conseguindo aguentar. Todos os ataques
> são de origem internacional, então o pessoal da engenharia do datacenter
> instalou o blackhole (nossa maquina fica invisivel para servidores que
> tentam conexão e não são do brasil), porém precisamos de liberar uns 4 a 5
> ips no USA devido a nosso sistema requisitar uma autenticação lá. Ai que vem
> o problema, o datacenter não sabe fazer essa lista de excessão no blackhole.
> [...]

Blackhole nada mais e' que uma rota mais especifica, que manda para Null
o trafego. Nao creio que existem 'listas de excecoes' para Blackhole.

Se os ataques sao de algum tipo especifico, que possam ser mitigados com
uma ACL somente, voce tem como ter excecoes, mas com blackhole somente nao.
Se o upstream tem um scrubber (dispositivo de mitigacao inteligente),
tambem pode ser feita uma 'excecao' a algum trafego, mas como voce usou
o termo blackhole, improvavel que seja o seu caso.

Em teoria, seu datacenter poderia fazer o anuncio do BH somente para um
ou outro upstream (se os ataques nao sao 'muito' distribuidos'), que nao
incluam os upstreams que oferecem conectividade destes IPs que voce
precisa que  'vejam' o seu IP. Alem disto, BH podem ter comunities que
controlam tambem qual a "cobertura" do mesmo (alguns provedores permitem
voce controlar onde a rota vai ser 'alimentada' pelo uso das communities)

Outra opcao (improvavel) e' que eles estejam usando FlowSpec e nao
blackhole, mas so sei de uma rede grande no .br usando FlowSpec (e'
especifico de Juniper), e nao conheco ninguem usando FlowSpec "entre"
ASs como mecanismo de mitigacao.

Para mais detalhes em Blackhole:
http://www.nanog.org/mtg-0402/morrow.html
Ou mesmo um google por bgp blackhole deve retornar bastante coisa.