[GTER] Terremark

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Aug 21 22:03:41 -03 2007

Existe um site onde você pode pesquisar
(http://marketplace.terremark.com/), filtrar por peering e ver quais
estão no datacenter de Sao Paulo... mas o resultado é um número menor
de empresas do que as realmente instaladas lá

Já logar no looking-glass de lá (telnet://lg.ptt.ansp.br), fazer um
"show ip bgp paths" e colocar isso numa planilha, permite umas
análises bem interessantes.

O único detalhe é que você verá caminhos que são anunciados por
participantes que não trocam tráfego com todo mundo, como a Telesp e a
Oi. Fora esses dois, todos os outros trocam tráfego com todo mundo,
apesar de poderem a critério exclusivo de cada um pedir para não
trocar com algum participante.

Se o foco for diminuição de latência/perda de pacotes para melhoria de
aplicações como VoIP e VPN, ou se você tiver forte tráfego outbound,
olhar todos os participantes é bem válido... senão, se a questão for
apenas economia de banda de trânsito, ela se dará muito mais devido
aos provedores de conteúdo como Google e Akamai (este atualmente
prejudicado por limitações, upgrade já em andamento segundo
http://www.akamai.com/peering/), além de possíveis novos parceiros.

Rubens