[GTER] RES: Geolocation e rastreamento de IP's

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Aug 16 16:21:34 -03 2007

On Thu, 16 Aug 2007, Gilmar M. Magi wrote:

> Exato, o "proxy" provavelmente é o NAT ao qual se refere, pois em alguns
> casos o agente "troca" o IP dele para dificultar o rastreamento. Isso
> seria o NAT?

um agente NAT (roteador, via de regra) altera o IP porque o IP de quem ele
serve não faz parte da Internet (é um endereço BCP-5, p.ex.). O objetivo
não é dificultar o rastreio, mas a conseqüência é essa mesma.

> Quanto ao geolocation, eu estava perdendo minhas esperanças mesmo, mas
> por acaso encontrei o Quova e fiquei interessado. Por enquanto ele
> funciona bem melhor que demais serviços... mas ainda não estou 100%
> seguro dos resultados dele...

já disse: esquece. esses serviços usam o whois ou alguma heurística
completamente chutada. pode dar certo, pode não dar, jamais vai servir
para qualquer coisa séria como uma investigação. que tal perguntar para o
dono do IP, eventualmente com um mandado em mãos?

lista gts-l at eng.registro.br