[GTER] Geolocation e rastreamento de IP's

Gilmar M. Magi gmagi at tray.com.br
Thu Aug 16 10:37:53 -03 2007

Olá pessoal, gostaria de uma ajuda...

Estou começando a fazer meu TCC da faculdade (Estou cursando Direito) e vou dissertar sobre até onde e como "geolocation" e "rastreamento de ip's" podem colaborar em uma investigação de crimes realizados pela internet.

Trabalho como analista programador na área de comércio eletrônico e meios de pagamento online há 3 anos, e tenho um pouco de conhecimento em redes.

minhas dúvidas:

 - existe algum meio de rastrear o IP de alguém além do proxy, sem medida judicial?

 - usando tracert as vezes eu consigo chegar no provedor do "agente do crime". A partir deste momento, só consigo avançar mais e obter dados do agente com os logs do provedor de acesso, ou tem algum outro meio de fazê-lo?

 - por último, estou procurando serviços de Geolocation que funcionem no Brasil, mas estou com dificuldade pelo seguinte: Na maioria das vezes aponta para Montevideo (blocos de ip não delegados para o Brasil). Alguém conhece algum serviço de Geolocation que funcione no Brasil?

Obrigado..
e desculpem possíveis erros com termos técnicos...

Gilmar Moro Magi